Deputado Luiz Fernando é natural de Águas da Prata/SP e radicado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Estado de São Paulo.

Casado com Cristiana Ferreira há 32 anos, pai de 2 filhos, Thiago e Matheus, e avô da Fiorella, do João Pedro e da Bella.

Foi vereador em Casa Branca/SP (1.989 a 1.992) pelo Partido dos Trabalhadores, quando ajudou a organizar o Partido e a classe trabalhadora nas cidades da região.

Foi dirigente esportivo, tendo presidido o São Bernardo Futebol Clube de 2009 a 2016, e foi o idealizador e criador do maior projeto sócio esportivo em nosso País. O Projeto Tigrinho, através de escolas de futebol gratuitas, disputa o tempo ocioso das crianças e jovens, trabalhando através de atividades esportivas a disciplina e princípios com vistas a formação dos indivíduos.

Deputado pelo segundo mandato, foi Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa no biênio 2017/2019. Voltou a ocupar esse cargo para o período entre 2021 e 2023.

Presidiu a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, foi vice-presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e membro das Comissões de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, Meio Ambiente e Esporte.

As temáticas Habitação, Educação, Cultura, Esportes, Criança e Adolescente, têm sido as principais lutas do mandato.

Temas como Defesa do Meio Ambiente, Desaparecimento de Pessoas e Direito das Pessoas com Epilepsia, têm merecido também forte atuação do mandato.