O golpe contra o povo brasileiro não foi apenas com a retirada injusta e inventada da presidente Dilma, em 2016. Ela, que diziam ter cometido crimes de responsabilidade, nunca foi condenada ou considerada culpada em nenhum processo. Ao contrário de seus acusadores: grande parte está atrás das grades enquanto o país e os brasileiros sofrem sua maior crise econômica, política, social, sanitária e moral.

.

Engendraram um motivo, não conseguiram provas, combinaram entre as partes condenar e, ao arrepio da lei e da justiça, julgaram ilegalmente, condenaram, prenderam e acabaram com a vida pessoal, familiar e política de Lula.

.

Foram anos de atraso e de armações que custaram a quebra de grandes empresas nacionais, milhões de desempregos e a quebra de nossa economia. Tudo isso organizado pela Lava Jato, especialmente, pelo juiz Sérgio Moro e seus amigos do MPF de Curitiba. Resultado, o Brasil jogado à beira do abismo.

.

Qual era o foco? Restou claro que era tirar Lula das eleições presidenciais de 2018, as quais ele liderava em todas as pesquisas, a qualquer custo, (mesmo que quebrasse o país) e de forma ilegal e atabalhoada.

.

Escolheram assim, a 13ª Vara Federal de Curitiba que se dispusera a fazer o mal feito, embora a defesa de Lula e o mundo jurídico já apontava que não era esta quem deveria julgar os processos armados contra o ex-presidente Lula.

.

Lula ficou 580 dias preso injustamente. Foram quase dois anos privado de liberdade enquanto o Brasil era entregue por Sérgio Moro e seus comparsas à extrema direita. Sem provas, sem critérios, sem honestidade, julgado sem defesa. Não pôde nem mesmo comparecer ao velório de seu irmão.

.

Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e tantos outros montaram um verdadeiro conluio internacional para tirar Lula do jogo. As motivações foram forjadas e agora o Judiciário tardiamente admite uma grande falha.

.

Mas precisamos ficar atentos: Fachin tenta proteger Moro nesse jogo sujo anulando todo o processo, sem culpar ninguém e tirando responsabilidades das costas do juiz parcial. Era bom que a população entenda de fato o que aconteceu. Muitos estão dizendo que o Supremo fez justiça nesse processo, mas o próprio Supremo participou do jogo.

.

Infelizmente o Estado Democrático de Direito foi rasgado e as consequências sociais para o Brasil estão aí para quem quer ver.

.

O presidente Lula é a esperança de milhões de brasileiros que lutam pela democracia, pela justiça social, pela distribuição de renda e com um país melhor para todos e todas. Quem colocou nosso país no fundo do poço não pode ser esquecido e deve ser responsabilizado.

.

Justiça tardia? Não creio. O que está acontecendo é que a verdade está vindo a tona, que tudo foi armado e que o julgamento, condenação e prisão de Lula, não passou de um circo. E o circo do moro está desmoronando.

.

Luiz Fernando Teixeira Ferreira é deputado estadual (PT-SP)